terça-feira, 9 de março de 2010

Artistas em contanto com o mundo: como sair da mesmice



Violão, percusão e violinos em mãos, descendo as ruas de Paris, Nova Iorque ou Londres. Cantar e tocar dentro de um elevador, ou do alto de um prédio. Músicos que dão siginificado ao "ser artista" em suas performances em contato próximo ao público. Tudo registrado de uma forma espontânea, por meio de uma câmera digital. O projeto é de um blog francês, La Blogotheque, que começou em 2003, numa idéia de resgatar próximidade, contato humano entre público e artista e trazer à tona as novas bandas e seus ritmos e posturas de forma inusitada.

O BLOG

Conheci o site em 2005, 2006, não me recordo. Pude acompanhar o seu começo, a dificuldades de achar bandas que fechassem com o projeto, ou a questão: como criar fidelidade e atrair um público específico (?), enfim, essas e uma série de questões a se pensar quando um blog está começando. Mesmo com dificuldades, a união das bandas novas e um blog que estava começando, com um projeto arrojado, deu certo. Ambos se ajudaram, inventaram e personalizaram vídeos, crescendo por campos inexplorados, experimentais que ecoaram por entre o público ávido pelas apresentações em ambientes diversos.

O La Blogotheque já possui um arquivo enorme de vídeos. É possivel acessá-los na opção "Les Concerts a Emporter", no próprio site. Bandas como Beirut, Arcade Fire e Bloc Party, passaram pelo site.

Música de Bolso



No Brasil, o site Música de Bolso tem a mesma proposta do blog, por onde passaram artistas como Vanessa da Mata, Arnaldo Antunes e Marcelo Camelo.

Segue abaixo um vídeo postado no "La Blogotheque", da banda "The Islands", tocando "Volcanos", nas ruas de Paris, com carros passando e gente dançando:

Nenhum comentário:

Postar um comentário