quinta-feira, 21 de julho de 2011

O preço de ser independente: músico gestor




Seguir uma carreira independente é a solução para muitos músicos hoje. Até os anos 1990 muitos artistas seguiam aquele velho ritual de achar uma gravadora para lançar seu primeiro disco. O líder do Nirvana, Kurt Cobain, conta no documentário About a Son (2006) que distribuía fitas cassete a todas empresas do mercado fonográfico de sua cidade. Fazia um envelope original. Colocava além da fita, um bocadinho de formigas mortas, por exemplo, para tentar impressionar os gatekeepers do meio musical.

As coisas parecem ter ficado mais fáceis, principalmente com o uso da internet. Muitos lançam seu disco sem apoio de gravadoras. Com a ajuda de alguns amigos, ou mesmo sozinhos, artistas vão criando seu espaço no mercado. O investimento em uma produção independente, entretanto, requer algumas noções administrativas. O músico passa a ter contato direto com gastos e com a logística a ser empregada.

A cantora Carol Oliveira fez uma média de quanto seria gasto para lançar seu primeiro disco de 12 faixas: R$ 80 mil (com tudo incluso - fotos, músicos, estúdio, design). A divulgação, incluindo um aluguel para apresentação no teatro, sairia por R$ 30 mil. O valor total, no mínimo, seria de R$110 mil. Esse dados foram fornecidos às coluna Vertical S/A, do dia 18 de junho de 2011, no jornal O Povo.

Esses gastos são apenas para começar a pensar na divulgação de seu disco. Carol afirma que para uma divulgação mais completa, só por meio de editais de cultura e/ou patrocínios. Criação de logomarca, site, release, layout de material impresso, fotografia, foram alguns outros gastos da cantora. O resultado pelo menos é um material de qualidade, que pode ser conferido pelo endereço: http://www.carololiveirampb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário