terça-feira, 20 de setembro de 2011

Mostra BNB de Canção Brasileira continua nesta quarta com cinco shows


Argonautas (CE) e Batuque Elétrico (PI) são as bandas que se apresentam nesta quarta-feira (21), no palco do Centro Cultural Banco do Nordeste (Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro), a partir das 17h. As apresentações dão continuidade à Mostra BNB da Canção Brasileira Independente. Além de shows na sede do CCBNB, o anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é palco para Traduções Cariris (CE), Walmyr Castro – “NeoPineo” (CE) e Meirinhos do Forró (RN), que também tocam nessa quarta, a partir de 19h.


Argonautas (foto)
Dia 21, quarta, às 17h, no CCBNB

Desde 1997, dedica-se a criar e executar música popular brasileira, seja através de composições próprias ou pela interpretação de compositores como Tom Jobim, Chico Buarque, Edu Lobo e Elomar. A música erudita tem sido de grande importância na formação dos integrantes, influenciando na elaboração dos seus arranjos, harmonias e melodias. Busca o repertório que explora "o vocabulário musical" de maneira renovada, mas sem causar descaracterização nas experimentações, preservando a pureza dos fundamentos, harmonizações, inclusive nas escolhas instrumentais. O grupo é formado por Ayrton Pessoa, Rafael Torres, Germano Lima e Ronaldo Lage.


Batuque Elétrico
Dia 21, quarta, às 18h, no CCBNB

Nascida em 2001, a banda piauiense Batuque Elétrico tem a proposta de resgate e inovação de sonoridades, baseado principalmente na força do funk e do samba-rock, fusionados com a bossa, o maracatu, o soul, o baião e o reggae. Entoadas pela ginga das batucadas percussivas e letras-poesias marcantes, as músicas do Batuque dançam e convidam a dançar. O Batuque Elétrico lançou seu primeiro CD, "O mundo é um chip!", em setembro de 2008, que conta com a participação de vários músicos e compositores, enfatizando a diversificação peculiar do cenário musical piauiense. Agora está trabalhando no segundo disco "Sorria em nome da sua solidão", abrindo uma nova etapa em sua carreira, adicionando novas sonoridades ao estilo variado.


Traduções Cariris
Dia 21, quarta, às 19h, no anfiteatro do Dragão do Mar

O show Traduções Cariris é a caixa amplificadora capaz de dar ressonância às mais diversas expressões artísticas de que o Cariri é reconhecidamente um celeiro. De um lado, a "tradição" configurada na batida inconfundível e telúrica do zabumbeiros cariris, na outra extremidade os músicos caririenses mais emblemáticos da região, trazendo-nos o contraponto imprescindível das "traduções". O show traz um grupo de artistas representativos daquilo que se vem fazendo de melhor em música contemporânea no Ceará. Os Zabumbeiros Cariris e os artistas Abidoral Jamacaru, Luiz Carlos Salatiel e João do Crato são acompanhados por Ibertson Nobre nos teclados e sanfona, Saul Brito, bateria, e João Neto, baixo.

Walmyr Castro "NeoPineo"
Dia 21, quarta, às 21h, no anfiteatro do Dragão do Mar

Há pelo menos duas décadas voltado ao estudo da cultura nordestina, o cearense Walmyr Castro atua em várias frentes: engenheiro civil, músico instrumentista, cantor, compositor, palestrante, pesquisador e produtor cultural. Produziu nove CDs autorais e muitos shows. Destacou-se nacionalmente com a música "A Rural" e seu personagem NeoPineo, "Camelô Cearês Nordestinado a divulgar mundão a fora seu humorzical", participando de programas de televisão como Fábio Júnior, Fantástico, Faustão, Jô Soares, Ratinho, Regina Casé, Tom Cavalcante, entre outros. Atualmente é diretor de comunicação da Associação Cearense do Forró, que visa preservar e promover ações que contribuam para a valorização do forró.


Meirinhos do Forró
Dia 21, quarta, às 22h30, no anfiteatro do Dragão do Mar

São nove anos de carreira fazendo um autêntico forró brasileiro. Vem se destacando como uma das melhores e mais populares bandas do Nordeste. Realizou cinco turnês em Portugal e diversos shows em São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Brasília e por todo o estado do Rio Grande do Norte. Gravou cinco CDs. O mais recente, intitulado "Além da razão - ao vivo", traz uma mistura de músicas inéditas e regravações, com romantismo associado ao bom forró. O grupo é formado pelos irmãos Cláudio Freire (voz e zabumba), Ana Cláudia (voz e triângulo) e Clauberto Freire (acordeom e backing vocal) e está "meirizando" o Brasil com sua boa música.

fonte: CCBNB

Nenhum comentário:

Postar um comentário