O batuque brasileiro, dentre suas matrizes afro, indígenas e portuguesa está em pauta. Alunos e professores do curso de música da Universidade Federal do Ceará (UFC) organizam a partir dessa quinta-feira (15), a II Semana de Música Percussiva. Palestras, oficinas e apresentações musicais estão programadas para acontecer durante três dias no Campus do Pici (Rua Dr. Abdenago, S/N. Curso de Música da UFC - ICA). Com a temática "Viver Tambor", a semana tem o objetivo de promover o encontro de reflexões, práticas e vivências entre todos que tocam ou admiram instrumentos como bateria, pandeiro, xilofone, berimbau, etc. Esse é um momento para aprofundar conhecimentos sobre ritmos, instrumentos e vivenciar possibilidades da percussão.
Oficinas, shows e palestras
A Semana de Música Percussiva contará com oficinas de iniciação ao pandeiro, bateria, atabaque, construção de instrumentos, leitura de partitura para ritmos percussivos, dentre outras. Cada inscrito poderá participar de no máximo duas oficinas: uma pela tarde e outra pela manhã. A quantia de R$5 será cobrada para uma oficina e de R$8 para aqueles que desejam fazer duas oficinas. Os locais de inscrição são: Curso de Música - PICI / UFC (08h - 12h), Restaurante Universitário - PICI / UFC (12h - 14h), Casa de José de Alencar - UFC (Sábado - 08h - 12h), Faculdade de Educação - FACED / UFC ( Terça, Quarta - 08h - 22h).
Além de oficinas, grupos de percussão como Marimbas, Teresina Parente, Maracatu Instituto Povo do Mar (IPOM) e bandas como Realejo Viramundo e Casa Caiada se apresentarão. Na programação também estão palestras, todas às 10h, sobre temática indígena, com Guaraci Rodrigues (quinta - dia 15) ; palestra "O canto do tambor" com Descartes Gadelha e Izaira Silvino (sexta - dia 16); e por fim, uma mesa redonda sobre o tema "Legitimação de espaços percussivos na UFC", com os professores do curso (sábado - dia 17).
A ficha de inscrição, lista de oficinas e programação da Semana de Música Percussiva estão no site: http://segundomusicapercussivaufc.blogspot.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário