quinta-feira, 6 de maio de 2010

Violino e eletricidade: Rodrigo Cardozo fala sobre seu novo disco



O som agudo do instrumento de corda ecoa por grandes distâncias. O violino agrada a muitos. E ele, que há tempos era visto somente em orquestras, ganha cada vez mais espaço nos diversos tipos de música. O músico e compositor Rodrigo Cardozo, desde seu primeiro trabalho solo, Novos Horizontes (2007), vem explorando a música instrumental e o violino como principal elemento, entre o popular e o erudito. Agora, no seu segundo disco previsto para o segundo semestre deste ano, dá continuidade ao seu trabalho e mostra que estes horizontes são sua sina.


O novo disco

No seu novo trabalho, o violino ganhou uma nova base de instrumentos elétricos aliado ao peso da bateria. As influências de Rock, Blues, Country e Funk continuam a aparecer nas composições autorais de Rodrigo. Assim como no seu primeiro trabalho, algumas músicas foram dedicadas à composição no violão. O disco independente, que está previsto para julho deste ano, terá 15 músicas e foi gravado no estúdio Som do Mar. Os músicos que participaram do disco foram o produtor e dono do estúdio, Anfrísio Rocha, na bateria; Vitor Hugo, no baixo; e Denis Almeida, na flauta transverssa. Agora, o músico pensa em chamar seu irmão, também violinista, Marcus Vinícius, para uma participação especial.


A trajetória de Rodrigo Cardozo



Influenciado pelo pai e pelo irmão, Rodrigo começo a ter aulas de flauta e violino aos dez anos. Aos 14, partiu para o violão, ao escutar canções de rock e blues. Sempre muito dedicado aos instrumentos, e tocando na Igreja Batista, passou a dar aulas. Participou de grupos como o Quinteto Bellas Artes e fez dueto de violino com seu irmão por um tempo.

Rodrigo ressalta que este período no meio erudito foi importante para lhe dar base na sua música: “quando estou ligado ao erudito fico mais seguro para os outros trabalhos”. Para tanto, é hoje coordenador da Camerata da Universidade de Fortaleza (Unifor) faz dois anos. Compondo trilhas para as peças do Grupo de Teatro Mirante da Universidade, Rodrigo deu uma outra visibilidade ao seu trabalho como músico, tocando ao vivo nas peças para o público infantil.

Em 2007, gravou seu primeiro disco instrumental de composições autorais, intitulado ‘Novos Horizontes’. Atualmente realiza parcerias com outros grupos, como a banda Moby Dick, e com músico Miguel Cordeiro. Está ensaiando também com a Camerata da Unifor para a apresentação do Festival Eleazar de Carvalho, que acontece no meio do ano.

Para o futuro, Rodrigo pensa em terminar seu disco ainda sem nome. Projetos que estão por vir: participar de uma banda cover do Dave Matthews Band e dar início ao seu projeto de blues instrumental, o qual seu instrumento é outro: a guitarra.

Na entrevista que pode ser conferida abaixo, o compositor fala do novo disco, de música autoral e independente:





Acesse o Myspace de Redrigo Cardozo:
http://www.myspace.com/rodrigocardozo

3 comentários:

  1. Taí um músico realmente bom! Vê-lo tocar violino é mágico.

    ResponderExcluir
  2. Fico sem palavras Wânyffer, valeu pela sinceridade e apoio, mas tudo que eu tenho feito musicalmente, devo a Deus.
    Rodrigo Cardozo

    ResponderExcluir