O Pare Para Ouvir conversou com o jornalista Thiago Marinho, idealizador do Blog CULTucando e diretor-editorial do portal Zonamix. Na entrevista que segue abaixo, Thiago nos fala sobre os prazeres e dificuldades de se fazer um Blog. O CULTucando traz diariamente novidades e a programação cultural de Fortaleza, assim como o Pare Para Ouvir, vale a pena conferir.
Pare Para Ouvir: Quando e como surgiu o Blog CULTucando e qual sua proposta dentro do portal Zonamix?
Thiago Marinho: O ZONAMIX tem 9 anos e surgiu através de um bate-papo do Mirc. Hoje somos uma revista eletrônica não só voltada para o público gay nacional, e sim com um conteúdo bem mais amplo.
O mundo das artes sempre foi uma paixão minha, e por causa disso fiz inúmeros cursos voltados à cultura em geral. A partir de algumas experiências dentro do próprio ZONAMIX, com textos que falam de produtos culturais, surgiu a proposta de assinar o CULTucando, o que hoje me proporciona um grande prazer.
Nós temos a proposta não só de noticiar esses produtos culturais, mas levá-los a uma discussão mais ampla, seja ela quantitativa ou qualitativa. É como o próprio nome do blog já diz: quero sim CULTucar meus leitores, e sinto que aos poucos isso já está acontecendo.
PPO: Quando começou a trabalhar com blogs? Já teve outros? Como é essa experiência?
TM: Em blogs, o CULTucando é a minha primeira experiência. O que me fascina nessa prática não é só colocar as minhas idéias para boa parte das pessoas, mas também poder interagir, criar discussões e principalmente levar o grande público a consumir produtos culturais. Criar dentro das pessoas o hábito desse consumo é meu maior objetivo dentro do blog.
PPO: Como se manifesta a publicidade no seu Blog? Na página do Blog só há anúncios google?
TM: Atualmente temos apenas uma publicidade, exceto as do Google, que é a do espetáculo “Engenharia Erótica”, que se dá através de uma permuta de divulgação e um sorteio semanal, que levo dois leitores para ver a peça. Na verdade, na questão publicitária sou um pouco leigo, mas com certeza estou aberto a discussões e propostas sobre o tema.
PPO: Você já recebeu algum produto para divulgar ou resenhar no Blog? O que acha dos jornalistas/blogueiros que recebem produtos e escrevem sobre eles?
TM: Já recebi sim, mas nem por isso sou obrigado de falar sobre determinado produto. O mais importante do CULTucando é levar informação de credibilidade com qualidade para o meu público. Vou citar um exemplo: no caso da peça “Engenharia Erótica”, existe o sorteio de duas cortesias semanais, mas falo bem da peça não por isso, mas pela qualidade dela, que no caso de “Engenharia” é inegável. O CULTucando é sim o meu diário de boas indicações sobre bens culturais. Com relação a blogueiros que escrevem sobre produtos que ganham acho uma prática normal, desde que esses produtos tenham alguma qualidade que possa ser indicada. Falar por falar apenas em troca de favores é algo que não faz parte do bom jornalismo.
PPO: Como um blog ganha a credibilidade do leitor?
TM: Em primeiro lugar sempre procurando a verdade e a qualidade acima de tudo. Devemos ficar atentos para: a linguagem que vamos colocar nos textos, o público alvo, as imagens, a informação sempre bem checada, e nunca colocar um release da mesma forma que lhe foi enviado. Se você recebeu determinado release, pegue novas informações e crie um texto seu, ou melhor, se você tiver tempo vá ao produto sugerido pelo release e dê a sua opinião. Para que o blog tenha a sua “cara” ele deve ter textos autorais.
PPO: Qual a dica para quem está começando um Blog?
TM: Honestidade e verdade são duas palavras imprescindíveis para o início de um blog. Seja correto com o seu leitor e preocupe-se em levar qualidade e não só quantidade ao seu público.
Thiago Marinho: O ZONAMIX tem 9 anos e surgiu através de um bate-papo do Mirc. Hoje somos uma revista eletrônica não só voltada para o público gay nacional, e sim com um conteúdo bem mais amplo.
O mundo das artes sempre foi uma paixão minha, e por causa disso fiz inúmeros cursos voltados à cultura em geral. A partir de algumas experiências dentro do próprio ZONAMIX, com textos que falam de produtos culturais, surgiu a proposta de assinar o CULTucando, o que hoje me proporciona um grande prazer.
Nós temos a proposta não só de noticiar esses produtos culturais, mas levá-los a uma discussão mais ampla, seja ela quantitativa ou qualitativa. É como o próprio nome do blog já diz: quero sim CULTucar meus leitores, e sinto que aos poucos isso já está acontecendo.
PPO: Quando começou a trabalhar com blogs? Já teve outros? Como é essa experiência?
TM: Em blogs, o CULTucando é a minha primeira experiência. O que me fascina nessa prática não é só colocar as minhas idéias para boa parte das pessoas, mas também poder interagir, criar discussões e principalmente levar o grande público a consumir produtos culturais. Criar dentro das pessoas o hábito desse consumo é meu maior objetivo dentro do blog.
PPO: Como se manifesta a publicidade no seu Blog? Na página do Blog só há anúncios google?
TM: Atualmente temos apenas uma publicidade, exceto as do Google, que é a do espetáculo “Engenharia Erótica”, que se dá através de uma permuta de divulgação e um sorteio semanal, que levo dois leitores para ver a peça. Na verdade, na questão publicitária sou um pouco leigo, mas com certeza estou aberto a discussões e propostas sobre o tema.
PPO: Você já recebeu algum produto para divulgar ou resenhar no Blog? O que acha dos jornalistas/blogueiros que recebem produtos e escrevem sobre eles?
TM: Já recebi sim, mas nem por isso sou obrigado de falar sobre determinado produto. O mais importante do CULTucando é levar informação de credibilidade com qualidade para o meu público. Vou citar um exemplo: no caso da peça “Engenharia Erótica”, existe o sorteio de duas cortesias semanais, mas falo bem da peça não por isso, mas pela qualidade dela, que no caso de “Engenharia” é inegável. O CULTucando é sim o meu diário de boas indicações sobre bens culturais. Com relação a blogueiros que escrevem sobre produtos que ganham acho uma prática normal, desde que esses produtos tenham alguma qualidade que possa ser indicada. Falar por falar apenas em troca de favores é algo que não faz parte do bom jornalismo.
PPO: Como um blog ganha a credibilidade do leitor?
TM: Em primeiro lugar sempre procurando a verdade e a qualidade acima de tudo. Devemos ficar atentos para: a linguagem que vamos colocar nos textos, o público alvo, as imagens, a informação sempre bem checada, e nunca colocar um release da mesma forma que lhe foi enviado. Se você recebeu determinado release, pegue novas informações e crie um texto seu, ou melhor, se você tiver tempo vá ao produto sugerido pelo release e dê a sua opinião. Para que o blog tenha a sua “cara” ele deve ter textos autorais.
PPO: Qual a dica para quem está começando um Blog?
TM: Honestidade e verdade são duas palavras imprescindíveis para o início de um blog. Seja correto com o seu leitor e preocupe-se em levar qualidade e não só quantidade ao seu público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário