quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Realejo Viramundo apresenta "Gaita Mundo Afora"



Música instrumental universal cearense. Assim é definida a singularidade da sonoridade e do repertório do quarteto Realejo Viramundo que apresenta o show “Gaita Mundo Afora”, no dia 18 de novembro (sexta-feira), às 20h, no Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av Duque de Caxias 1701 – Centro, próximo ao prédio do Dnocs). Completando um ano de existência, o grupo inicia uma nova fase. Ao som da gaita, “harmônica”, ou “realejo”, as composições próprias ganham destaque na apresentação.

Um ano passou e a vontade de se expandir para o mundo continua. Esse é o show “Gaita Mundo Afora”. Uma mostra do que se produz da nova música autoral e instrumental em Fortaleza. O repertório cuidadosamente selecionado para o espetáculo, resume a trajetória de seleções musicais grupo: dividido entre composições próprias e músicas de compositores brasileiros como Tom Jobim, Noel Rosa, Luiz Gonzaga, Jacob do Bandolim, Cartola e João Donato, ou erudito, como J.S. Bach. Na ocasião, a banda receberá os músicos convidados Iran Câmara (gaita), Rairton Lima (bandolim) e Di Lennon Ribeiro (gaita) para execução de algumas composições. A abertura do show ficará por conta do poeta e professor Henrique Beltrão.

Foi no curso de música Universidade Federal do Ceará (UFC) que os instrumentistas Rodrigo BZ (realejo e percussão), Rafael Lima (baixo), André Benedecti (bateria) e Neto Teixeira (guitarra e violão) se conheceram em 2010. Desde então, o grupo já se apresentou na VI Semana de Educação Musical da UFC, no I Encontro de Bolsista de Graduação da UFC (na Concha Acústica), no Projeto Pôr do Som (Centro de Humanidades da UFC - Benfica), no III Aniversário do Instituto Cultura e Arte da UFC (ICA), Feira das Profissões da UFC, Iate Clube, Shopping Benfica, entre outros eventos.

Mostrando que não há limites para a linguagem musical, o Realejo Viramundo converge ritmos e estilos diferenciados. “Desde quando começamos, nos empenhamos em mostrar a diversidade que, ao mesmo tempo, reúne originalidade seja na nossa raiz nordestina, o que não dá para negar, ou na diferenciação desse instrumento melódico riquíssimo, que é o realejo”, explica o músico Rodrigo BZ. Assim, para o quarteto, é possível misturar o blues, o baião, o rock, a bossa-nova, o jazz, o choro, a salsa, o xote, o reggae e a valsa.



Serviço

Realejo Viramundo apresenta o show “Gaita Mundo Afora”
No Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av Duque de Caxias 1701 – Centro, próximo ao prédio do Dnocs), dia 18 de novembro (sexta-feira), às 20h.
Ingressos: R$10,00 (inteira); R$5,00 (meia), no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário